Meu nome é Erika Karpuk, sou designer de interiores e autora do conceito da Decoração Subversiva, desenvolvido a partir de um manifesto escrito em 2021. Com mais de 26 anos de experiência em arquitetura e design de interiores, dediquei 10 anos ao trabalho nas redes sociais, sempre buscando inspirar as pessoas a viverem em espaços mais belos, organizados e harmoniosos.
Através do conceito da Decoração Subversiva, identifiquei a presença de um consumismo estrutural que faz parte do nosso estilo de vida atual, mas muitas vezes passa despercebido pela falta de consciência. Esse consumismo está presente em vários aspectos de nossa vida diária, como o medo de colocarmos as mãos na massa, a insegurança em relação à nossa própria capacidade de criar e construir, a necessidade de aprovação e o medo da crítica, a sensação de não sermos suficientemente criativos ou habilidosos para realizar nossas ideias e construir a nossa própria vida.
O consumismo estrutural limita nossas ações naturais e nos impede de tomar decisões próprias quando se trata de criar um lar mais bonito, e inconscientemente, vinculamos a ideia de uma casa confortável, bonita e acolhedora à necessidade de consumir coisas novas e modernas.