A primeira casa a gente nunca esquece. É uma conquista! Uma delícia! De primeira, você dá uma reformada, muda piso, pinta parede, troca revestimentos, iluminação…enfim, dá aquele toque. Mas chega a hora de decorar. Escolher os móveis, marcenaria, quadros, eletrodomésticos… e colocar isso na ponta do lápis…os cifrões assustam! A não ser que você tenha uma boa reserva para isso, o que geralmente não é a situação para quem compra ou aluga o primeiro imóvel, é muito difícil comprar tudo de uma vez. Se esse é seu caso, vou dar algumas dicas para você decorar sua sala e aos poucos ir deixando confortável porém com personalidade.
Faça uma planilha básica com os itens que você precisa comprar. Nesse estágio é importante que você tenha uma planta dos ambientes, pode ser um croqui. Quando encontrar alguma coisa bem legal você pode conferir as medidas e se certificar que está comprando a coisa certa, na medida certa!
Etapa 1: TV E TAPETE DELÍCIA
Porque: Sobre um tapete fofo dá pra jogar várias almofadas, e assistir um bom filme, namorar, reunir os amigos, enfim um pouco de conforto até adquirir um bom sofá.
Etapa 2: SOFÁ
Porque: (ps.o meu foi comprado após 6 meses já no local!) O sofá deve ser confortável. Até em lojas mais baratas você encontra sofás legais. Dei uma olhada nas Casas Bahia e Magazine Luiza, e achei alguns modelos que são mais moderninhos e com algumas almofadas legais, fica super descolado. Outra loja que estou apaixonada é o Meu móvel de Madeira… muita coisa legal, e com preços muito acessíveis…É dar uma pesquisada, escolher e o melhor pra quem está começando do ZERO… Parcelar…
Lembre-se! Prefira um sofá com linhas retas, assim você poderá combinar vários estilos. Afinal, você ainda vai comprar muita coisa! E seu gosto pode mudar no meio do processo!
Etapa 3: MESA DE CENTRO E LATERAL
Porque: Esse é um momento que sua criatividade pode ser exercitada. No meu caso, queria uma mesa de centro grande, descolada mas ao mesmo tempo que tivesse um refinamento. Escolhi pallets reformados! Poderia ser tosco, mas acrescentei rodízios lindos e coloquei um tampo de vidro serigrafado preto, o que fez minha mesa ficar exatamente como eu queria. Além disso, posso usar os vãos para colocar revistas e controles. Você também pode usar pneus, tijolos, papelão… Mas se tem preguiça de colocar a mão na massa, e prefere algo pronto, pode ir em um bazar de móveis usados, como a “Casa André Luiz” (Guarulhos-SP) e garimpar objetos que possam fazer a vez de mesas, tanto a central quanto as laterais. Também vale buscar nas lojas que citei acima…
Etapa 4: ABAJUR, OBJETOS E ITENS DE DECOR.
Porque: Pessoalmente, eu acho essa parte a mais legal! E não adianta querer colocar tudo de uma vez… vá com calma! Escolha com cuidado e carinho. O que mais vale nessa etapa, é iniciar sua coleção de lembranças de vida. É muito gostoso lembrar que aquele vaso você comprou em uma viagem, ou o quadro que garimpou na feirinha de antiguidades, até mesmo uma foto que ganhou de um amigo e hoje alegra sua estante.
A vida é feita de momentos e a decoração ajudará você a nunca se esquecer deles!
E poder guardar de certa forma esses momentos felizes é incrível. Por isso, não tenha pressa. Vá colecionando, encontrando, buscando coisas legais e que tem haver com você.
Otimo post.
super dicas para ajudar quem não sabe por onde começar…
Moveis da casa da mãe ou da vó tambem são bastantes uteis.
Estou de olho em um telefone antigo da minha mãe, certeza que
vai pra minha sala *-*
Um acessório indispensável, é o papel de parede, muitas vezes uma estampa diferenciada dispensa outros acessórios…
Erick tem razão! obrigada por complementar o post! 😀 bjão