Se esse não é seu sonho de consumo, espere pra ler essa matéria… tenho certeza que vai ficar com água na boca!

A rede de descanso é de origem indígena, e seu uso se enraizou nos costumes dos brasileiros no período do Brasil Colonial.
O que me chama atenção nesse “utensílio doméstico” (ou podemos chamar de mobiliário?) é sua multifunção. Antigamente até pra enterrar os mortos ela servia! Na época da colonia os escravos levavam os colonos para passear e até viajar. A rede é muito utilizada para dormir substituindo a tradicional cama, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas seu uso no geral limitou-se ao descanso, ou seja, jardins e varanda.
Fazendo tantos projetos de decoração em todo o país, com clientes de todos os perfis possíveis, é um item que raramente as pessoas me pedem para inserir nos projetos. E vou ser bem sincera com vocês… Eu mesma não pensava muito sobre isso, não dava muito valor nem estético, nem funcional, ou pelo menos não pensava até ter uma dentro de casa!
Essa é a minha rede! A rede da minha família! As crianças adooram!! Ganhei da minha mãe, e minha intenção era colocar na varanda (que obvio não?) mas por sorte eu não tinha paredes suficientes para que ela fosse instalada ali. Por isso comecei a pensar onde seria o lugar ideal. E daí um estalo de ideia! Porque não dentro de casa?
Em casa tem uma saleta de circulação, onde todos passam o tempo todo, e atualmente fica meu home-office! E como já era uma área carente de decoração, o lugar escolhido para minha rede verde lindona foi definido!
Rede de descanso na decoração - Erika Karpuk
A minha sensação quando olho pra rede é de paz e relaxamento. Então a posição da minha, justamente no home-office, é estratégica! E apesar deu não ficar me deitando durante o dia, me faz bem só de olhar 🙂
 

Qual foi a minha maior preocupação: SEGURANÇA!

As crianças adoram a rede, e eu tinha certeza que precisaria ter “A” fixação perfeita.
Pois bem… quando fomos instalar, um dos ganchos não estava tão firme 🙁
Nada de ruim aconteceu, mas poderia… Tivemos que aumentar o tamanho da bucha de 8 para 10, e colocamos um parafuso mais “encorpado”.
Existem dois tipos de ganchos:
O gancho para alvenaria de bloco, deve ser chumbado. Como o bloco é oco por dentro, se você colocar bucha e parafuso simplesmente não vai aguentar. Ou seja, é necessário fazer um buraco na área onde será fixado o gancho, encher de massa de cimento, acomodar o gancho dentro da massa fresca e esperar secar.
O gancho parafusável é a opção mais comum. Pode ser fixado na madeira (no caso de pilares de madeira na varanda…) ou nas paredes de tijolo maciço. Importante utilizar as buchas e parafusos corretos para que não tenha o mesmo problema que eu ok?
dicas de como instalar uma rede
Quer mais uma vantagem de ter uma rede em casa? O custo é bem menor do que um sofá ou uma poltrona!!! Tem todas as cores possíveis e imagináveis pra combinar com a sua decoração, e além das convencionais existem outros modelos também! Então… o que acham de se jogarem na ideia? Literalmente!! Rá 😉
Deixem suas opiniões plis! Quero saber o que acharam!!!
Bjos bjos

8 Comments

  • bethselvaggi disse:

    Adorei as informações e também adorei a sensação que a rede passou neste cantinho da sua casa. E que verde é esse?? Não sou muito fã da cor, mas achei esse tom maravilhoso!
    Eu tb tenho rede em casa, porém uso do lado de fora: no quintal e num terracinho que tenho por aqui. E tb tenho 2 meninos que amam a danada da rede. Mas, como um tem 11 e o outro 4, sempre fico preocupada de acontecer algum acidente. Rede, em casa com criança, tem que vir com anjo da guarda como acessório! Rsrsrs
    Achei demais a sua ideia, Erika!
    Bjs.

    • Erika Karpuk disse:

      Legal Beth! É verdade…rsrsrs o anjo da guarda trabalha viu… Mas vc sabe…os meus até q são tranquilos, pq não dá p empurrar muito pq bate na parede, a minha rede é p deitar e relaxar… Então eles já acostumaram. Um ótimo feriado p vc! Bjao

  • Oiii Erika…tudo bem? Caiu na rede também né? Aqui em casa sempre tivemos rede pois meu marido nasceu na Paraíba e veio com os meus sogros com apenas 2 anos de idade e a rede veio junto rs.Ele não deixa ela por nada…tenho que brigar com ele as vezes pois se deixar até as refeições ele faz sentado na rede,imagina comer e balançar tudo ao mesmo tempo! Quando morava em apartamento tínhamos uma no quarto do meu filho hoje com 16 anos…meu esposo fazia ele dormir na rede depois da papinha! Não sou de ficar por muito tempo na rede mais acho ela uma peça muito bonita na decoração,mas como tenho quintal agora e lá que ela fica atualmente,e nos dias de céu estrelado fico ali olhando o universo e sinto uma paz tremenda 😉 Adorei a matéria Erika bjus e até a próxima <3

  • Rodrigo disse:

    Muito bom o post, mas fiquei com uma dúvida. Quero instalar uma rede em pilares de tijolo a vista (pó de mico). Sabe se são resistentes o suficiente para instalar com parafusos?

  • Fabricia Dias disse:

    Que gracinha! Adorei, vou colocar uma aqui em casa também! A rede acaba convidando uma boa leitura! :]

  • Amei essa materia,como fabricante dos ganchos(armadores) a 23 anos , vejo que voce entende muito bem e sua materia foi muito bem embasada,só tem um detalhe como hoje em dia os imóveis estão cada vez menores, a rede ideal é de 3,90 punho a punho e antes era de 4,10 como voce botou em sua matéria.Sou o Ronaldo Angelim, gerente de marketing da empresa http://www.metalvi.com.br.

Leave a Reply